A gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes de qualquer empresa. Sem ela é impossível planejar e controlar o uso de capital para diversas demanda, como investimento, pagamento de contas e até mesmo salários.

Por isso, é plausível afirmar que uma boa gestão financeira é o coração de qualquer negócio, já que o bom funcionamento de qualquer setor da marca depende do orçamento. Por isso, preparamos um artigo explicando detalhadamente a importância e os benefícios de uma gestão financeira.

Quais são os pilares da gestão financeira?

Assim como qualquer administração, a gestão financeira consiste na supervisão de uma série de pilares para garantir o melhor uso possível dos recursos da empresa e a transparência em qualquer transação ou investimento realizado.

Planejamento: o planejamento passa a ser essencial assim que a realidade financeira da empresa for identificada. A partir disso, você deve planejar quais são as estratégias e rumos que devem ser tomados para que a empresa consiga suprir suas demandas e obter lucro. Tendo esse caminho traçado em mente, fica muito mais fácil alcançar os objetivos desejados.

Direção: Após o planejamento, a liderança responsável pelos processos financeiros deve direcionar as tarefas e demandas de cada equipe para que os objetivos financeiros da marca sejam alcançados. Essa etapa inclui a aplicação de recursos e controle de contas à pagar e receber, por exemplo.  Além disso, cabe a essa liderança fazer a supervisão das atividades para se certificar de que tudo está indo conforme o planejado.

Comunicação: a comunicação é crucial para que todas as engrenagens da empresa estejam na mesma sintonia e atuem com um mesmo propósito. Sendo assim, é importante que todas as equipes designadas à gestão financeira sempre se mantenham atualizadas e cientes do andamento das coisas.

Controle: o controle deve ser realizado por líderes que terão a função de supervisionar o andamento de cada ação financeira tomada pela empresa. Dessa maneira, fica mais fácil identificar eventuais erros o mais cedo possível e corrigir qualquer falha que possa estar prejudicando o andamento da gestão financeira.

Avaliação: a avaliação consiste na mensuração de resultados com o intuito de promover qualquer mudança necessária para melhorar a gestão. É importante ter em mente que nenhuma gestão é perfeita, portanto, é sempre possível melhorar alguns aspectos para buscar resultados melhores. Nesse quesito, a avaliação de resultados se torna crucial para o desenvolvimento e manutenção de novas estratégias.

Sabendo de tudo isso, é possível aplicar os recursos da empresa para que eles sejam possam suprir demandas e gerar cada vez mais resultados e lucro.

Tenha em mente que, como mencionamos acima, a gestão financeira é, talvez, o maior pilar da administração de qualquer negócio, e por isso deve ser levada a sério.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *