Em um cenário de mercados cada vez mais competitivos e inovadores a busca por estar a frente dos concorrentes e obter sucesso financeiro se torna incessante para qualquer empresa.

Desde manobras financeiras à mudanças de estratégias de gestão, existem inúmeras maneiras de tentar se destacar e colocar o seu negócio no caminho certo,

Pensando nisso preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a inteligência comercial, uma das maneiras de conseguir os tão desejados resultados.

O que está esperando para conferir?

O que é inteligência comercial?

A inteligência comercial ou inteligência de mercado é interpretada como uma série de ações estratégicas que visam impulsionar os resultados financeiros de uma empresa de qualquer segmento.

Através da análise minuciosa de dados e informações, por exemplo, se torna possível entender pontos fortes e fracos de um empreendimento para que as possíveis falhas sejam corrigidas visando uma melhora no serviço ou produto oferecido ao público e, consequentemente, nos resultados.

Que tipos de dados são esses?

Existem diferentes tipos de dados que podem ser analisados e interpretados de diversas maneiras.

Pode-se utilizar dados internos, por exemplo, como o gasto com infraestrutura, ou externos, como vendas durante um determinado período de tempo.

Unindo diferentes dados e criando interpretações é possível fazer uma análise quantitativa e qualitativa dos principais fatores que movimentam financeiramente a empresa, tornando mais fácil o entendimento de qualquer medida que precise ser tomada.

Outro ponto que vale ser mencionado é que não existe inteligência comercial sem comparação e estudo de mercado. Por isso, saiba mapear seus principais concorrentes e entender as tendências do mercado que está atuando para buscar soluções eficientes e práticas para a obtenção de melhores resultados.

Quais são, então, os dados mais importantes a serem analisados?

  • Informações sobre clientes

Perfil demográfico e de consumo, faixa etária média e fatores objetivos e subjetivos que influenciam na compra.

  • Informações sobre as vendas em si

Ticket médio, taxa de conversão em vendas e nível de satisfação dos clientes.

  • Informações sobre os produtos e serviços

Desempenho de vendas de cada produto ou serviço e conhecimento do time de vendas sobre os diferentes tipos de soluções oferecidas ao cliente.

  • Informações sobre os concorrentes

Características dos principais concorrentes, estratégias de preço e posicionamento de mercado praticado por cada um.

  • Informações sobre a conjuntura

Previsão dos movimentos da economia em um futuro próximo, novas legislações e regulamentos e tendências de comportamento do público alvo da empresa.

A partir da coleta desses dados, analise as possibilidades e faça um planejamento de tudo aquilo que pode ser feito para obter resultados financeiros melhores.

Dessa maneira você garante o máximo de controle possível sobre as manobras e ações financeiras do seu negócio e evita ficar para trás quando comparado aos concorrentes.

Tudo isso, é claro, faz com que o seu negócio cresça e se torne cada vez mais lucrativo.

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